Esses dias atrás , com todas essas manifestações no Brasil , estava me perguntando se um cristão pode ou não protestar , e estava "mexendo" na internet , e encontrei esse Blog : "À Luz da Bíblia" , falando exatamente sobre isso , e resolvi compartilhar com vocês :
"A pergunta que levantamos é: o cristão pode se participar desses protestos? Sim e não. A resposta é sim se a sua conduta for ética, cordata e pacífica, pois afinal de contas vivemos sob um Estado democrático de direito. Obviamente, se o comportamento e postura dos servos de Deus destoam dessa realidade, a resposta é não (I Coríntios 10.31,32).
Como povo de Deus, devemos ser “inconformados” com o mundo, o sistema do mal (Romanos 12.1,2; I João 2.15-17; 5.19). Esse posicionamento não deixa de ser uma forma de protesto! Os profetas protestaram contra pecados e problemas sociais dos seus dias, alguns até morrendo por isso (Neemias 9.26; Lucas 13.34). O Senhor Jesus também protestou (Mateus 21.12).
Além de “crentes”, “cristãos”, “evangélicos”, também somos chamados de “protestantes”, ou seja, aqueles que protestam. Esse último título remete à Reforma Protestante, e aí nos lembramos de muitos que “protestaram” à sua época: Martinho Lutero, Ulrico Zuínglio, João Knox, João Huss, Jerônimo Savanarola, etc.
Deve se protestar contra atitudes, não contra pessoas nem contra seus bens. Mas, o ato de protestar não nos isenta de amar as pessoas que estão no mundo (João 3.16; Mateus 5.43-48). Aí é que estar a grande diferença, pois amar também se traduz por tratar bem, cuidar, assistir, respeitar e se necessário, se “engajar” em causas nobres.
Depredar, destruir, infringir leis e praticar vandalismo não são práticas saudáveis de pessoas de bem. Como verdadeiros cristãos, devemos também respeitar (honrar) todas as autoridades constituídas (Romanos 13.1-7)."
Fonte : À Luz da Bíblia (Blog)

Postar um comentário